Blog

Hoje, 07 de agosto de 2023, se comemora o “aniversário” da promulgação da Lei nº 11.340/2006, intitulada como Lei Maria da Penha. E, aqui, se faz necessária a seguinte reflexão: 17 anos depois, o que a Lei Maria da Penha…

Leia mais

No mês em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres, a violência de gênero é uma das pautas – entre tantas outras – que devem ser trazidas à tona. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo aprofundar a…

Leia mais

Escritório Wanderley Monteiro Rocha faz homenagem em memória do advogado Antonio Carlos Monteiro Antonio Carlos Monteiro A emoção deu o tom da homenagem feita pelo escritório Wanderley Monteiro Rocha – ADC Advogados à memória do sócio fundador Antonio Carlos Monteiro,…

Leia mais

Muitas informações vem circulando quanto à suposta proibição de demissões sem justa causa em virtude de decisão do STF a esse respeito, quando, na verdade, a discussão envolve matéria diversa. Toda a confusão deriva da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº…

Leia mais

Em decisão recente, o Supremo Tribunal Federal decidiu ser possível que o gozo dalicença maternidade ultrapasse os períodos previstos em lei em situações específicas,como forma de garantir a efetiva proteção à maternidade e à infância, dentre outrosdireitos constitucionalmente garantidos. A…

Leia mais

Não é novidade que a tecnologia, ao longo dos anos, proporcionou relevantes – e, até então, aparentemente impossíveis – conquistas. Se, antes, era impensável que simples dispositivos eletrônicos (computadores, tablets, celulares, etc) seriam capazes de realizar os mesmos serviços que…

Leia mais

O “Agosto Lilás” celebra os 16 anos da Lei Maria da Penha, promulgada em2006, que surge como uma resposta às demandas por ações mais incisivas à violênciadoméstica e familiar contra a mulher no Brasil. Consagrando valores e princípios constitucionais, a…

Leia mais

Os avanços da tecnologia permitiram à sociedade se relacionar também através do meio virtual. A utilização assídua do Instagram, Twitter, Facebook e Youtube possibilitou que as plataformas se tornassem um espaço de trocas, algo de natureza social e encurtador de…

Leia mais

Dentre os vários meios de comunicação que existem nos dias atuais, o whatsapp é o campeão de utilização. A pesquisa mais recente, março deste ano, publicada pela Sinch mostra que o WhatsApp tem 2 bilhões de usuários no mundo todo.…

Leia mais

As notícias sobre os casos de primeiros infectados com o vírus da COVID- 19 só vieram a ser confirmadas no Brasil em 26 de fevereiro de 2020. Nesse momento a LGPD já havia sido promulgada desde 14 de agosto de…

Leia mais

10/43